abertura

abertura

Notícias

  • 28 de agosto. Primeiro vôo livre de Paraglider na rampa do Parque do Sagui.
  • 15 de junho. Ong Força Verde recebe medalha de mérito ambiental no ForEA 2011.
  • 16/17 de junho. Oficina de observação de aves e mamíferos no Parque do Sagui.
  • 8 de junho. Diretor da Força Verde participa de mesa redonda promovida pela EVEC.
  • 30 de maio. Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Caparaó.
  • 14 de maio. Voluntários da Força Verde fazem mutirão no Parque do Sagui.
  • 03 de maio. Missa campal na divisa do Parque do Sagui.
  • 24 de fevereiro. Força Verde toma posse no Conselho Consultivo do Parque Nacional do Caparaó.  
  Primeiro vôo livre de Paraglider na rampa do Parque do Sagui.
       Com o objetivo de fomentar a prática de vôo livre em Manhumirim, uma equipe de voluntários da Força Verde preparou um local no Parque do Sagui onde funcionará a rampa de decolagem de paraglyder. Após um estudo de predominância do vento e possíveis locais para pousos,


 no dia 28 de agosto de 2011 aconteceu o primeiro vôo que foi realizado pelo Claudio Faria Lami do Studio Foto Imagem de Manhumirim. De acordo com Claudinho a rampa tem um grande potencial a ser explorado. Na foto a seguir pode-se ver ao fundo, a cidade de Manhumirim e a Serra do Caparaó.
Durante o vôo foram feitas fotografias aéreas, entre elas, esta da Portaria do Parque do Sagui.
 A rampa está localizada a 612 metros acima da cidade de Manhumirim a uma altitude de 1220 metros. Para o período chuvoso pretende-se ampliar a área e plantar grama no local  para atender melhor os praticantes do esporte.
   
Ong Força Verde recebe Medalha de mérito ambiental no ForEA 2011.
      No dia 15 de junho em Manhumirim aconteceu a abertura do Fórum Regional de Educação Ambiental ( ForEA),
Com a participação de todos os Municípios da região do Parque Nacional do Caparaó e do Parque Estadual do Brigadeiro, eixo regional de conectividade socioambiental.
    O evento Foi um sucesso, contou coma presença de aproximadamente 500 participantes, compareceram autoridades como o Sub Secretario Estadual de Meio Ambiente Augusto Horta, o ex Ministro e ex Secretario Estadual de Meio Ambiente José Carlos Carvalho, diretores da SEMAD do IEF, Fundação Israel Pinheiro, Funasa, prefeitos, vereadores e demais convidados.
         Durante a cerimônia de abertura  Foram concedidas duas medalhas de Mérito Ambiental, a primeira para o Dr. José Carlos Carvalho, grande apoiador da Força Verde e responsável pela implantação da portaria e centro de visitantes do Parque do Sagui e a segunda para a Ong Força Verde de Manhumirim pelos relevantes trabalhos proteção e preservação ambiental no município e por ter sido a principal articuladora da criação do Parque Natural Municipal de Manhumirim- MG. Ralph Silveira recebeu a condecoração em nome dos demais integrantes do grupo.  
  
        A ocasião serviu botar a conversa em dia com o Dr, José Carlos, nosso grande incentivador e para a diretoria da Ong conhecer o sub secretário, estreitar relações e apresentar-lhe o trabalho realizado pelo grupo. 


  
Foto. Maristela Sanglard – Presidente da Força Verde, Sub Secretário Augusto Horta, Ralph Silveira Diretor do Parque do Sagui, Dr. Jose Carlos Carvalho.


   
       Os integrantes da Ong sentiram-se orgulhosos por receber uma homenagem ao lado de uma personalidade ambiental de expressão nacional como o Dr. José Carlos, sentiram-se também realizados pelo reconhecimento público pelos trabalhos de educação ambiental e sensibilização das comunidades rurais para a preservação das nascentes e fragmentos de florestas feitas ao longo dos 13 anos de existência da Ong Força Verde. Os resultados dos trabalhos de educação ambiental feitos com os estudantes não podem ser vistos, mas há registros de mais de 4000 alunos do município que possui apenas 21000 habitantes, que já receberam noções básicas de proteção ambiental no ambiente rural e urbano nas palestras ministradas no Parque do Sagui ou em suas próprias escolas.

Oficina de Observação de aves e mamíferos no Parque do Sagui.
     Durante o fórum aconteceram várias oficinas como; Política Nacional de resíduos Sólidos, uso e ocupação do solo, práticas pedagógicas entre várias outras, as oficinas de Observação de aves e mamíferos realizada no auditório do Parque do Sagui nos dias 16 e 17 de junho, foram muito proveitosas para os participantes da região que aprenderam como conhecer e diferenciar as espécies, quais os equipamentos necessários e como usa-los.


       Os biólogos da empresa Faunativa de Vila Velha –ES Ana Cristina Venturini (aves) e Pedro Rogério Paz (mamíferos) orientadores das oficinas ressaltaram a potencialidade do Parque em atrair birdwatches (observadores de aves) de outros países.


 Durante os passeios em campo a dupla de biólogos, por meio de reprodução de playback conseguiu identificar algumas espécies que ainda não estavam relacionadas na lista de espécies ocorrentes no Parque. 
  
Ralph Silveira da Força Verde participa de mesa redonda promovida pela EVEC.
      No dia 08 de Junho em comemoração á semana do meio ambiente, a EVEC, Escola Vertente do Caparaó de Manhumirim organizou  um evento para seus alunos onde foi realizada uma mesa redonda a respeito das possíveis mudanças no código florestal onde estiveram presentes representantes dos órgãos ambientais, de extensão rural e ambientalista. 


Foram convidados o Engenheiro Florestal do IEF, Kildaire de lima Brandão, o agrônomo da EMATER, Paulo Roberto Corrêa, Danilo Arthur técnico agrícola da Emater, Ralph Silveira ambientalista da Força Verde e Diretor do Parque Natural Municipal Sagui da Serra. Os convidados responderam perguntar elaboradas pelos alunos e apontaram falhas e inovações, mais no final prevaleceu a opinião de que é necessário gerar meios para a produção agrícola sem comprometer os avanços alcançados nas leis que resguardam as florestas e recursos hídricos.  

Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Caparaó Dia 30 de maio.

      No dia 30 de maio aconteceu na localidade do Paraíso distrito de Espera Feliz  mais uma reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Caparaó, os conselheiros compareceram à reunião que a pauta era uma explanação ampla do andamento da revisão do Plano de Manejo do Parque e seu plano de uso público. Na ocasião compareceu á reunião as especialistas em planos de manejo Lourdes Ferreira e Antônia Lúcia do ICM Bio – Brasília.
      A reunião foi de grande importância para capacitar os conselheiros para desempenharem seu papel no Conselho Consultivo do Parque Nacional.

 Na foto alguns dos conselheiros , em pé da direita para a esquerda, Mary Helenice, Pedra Menina, Lovantino Secretário de Turismo de Alto Caparaó, Carlos Monteiro, Fundação Vida e Meio Ambiente – Alto Jequitibá, Victor Hugo, Operadora de turismo Rastro de Luz – Carangola, Anali Moreira, Caparaó, Renato Milliolo, Secretário de Meioi Ambiente de Espera Feliz, Lourdes Ferreira, ICM Bio – Brasília, Ralph Silveira, Ong Força Verde – Manhumirim, Maristela Sanglard – Ong Força verde – Manhumirim, Albinno Nevez, Caminho da Luz, Carangola, sentado e agachados, Ronald Gripp, Setor de Hospedagem – Alto Caparaó, atraz, Carlos Bezerra Operadores de turismo de Alto Caparaó, Alaor Magalhães, IEF – Manhuaçú, Antônia Lúcia, ICM Bio – Brasília, Thais Farias Rodrigues, Chefe do Parque Nacional do Caparaó – ICM Bio, Cecília Nakao e Ricardo Mendonça Pedra Menina.  

Voluntários da Força Verde ajudam na manutenção das trilhas do Parque.                                                
Como já é de costume, durante o mês de maio os voluntários da força Verde colaboraram na limpeza das trilhas do Parque do Sagui, com o objetivo de preparar para a alta temporada que começa em junho. 


Todo ano neste período é feito uma limpeza geral nas trilhas para que os visitantes possam transitar em uma trilha bem demarcada, limpa e segura onde a pessoa que não tem costume de caminhar no interior da floresta tem oportunidade de fazê-lo em total segurança.
                                               
Participaram; Jarbas, Aluísio, Delio e Ralph. Muitas vezes o trabalho é pesado, como o transporte de troncos dentro da mata que é feito para recuperar as pinguelas que atravessam o córrego ao longo das trilhas. As dificuldades dos trabalhos não intimidam o pessoal da Ong que desempenham estes trabalhos, porque já o fazem desde que o Parque foi criado (1999). Na realidade o que os move é a satisfação de contribuir para o desenvolvimento e a proteção do patrimônio público natural de Manhumirim que ajudaram a criar.   

24ª missa campal na divisa do Parque do Sagüi. 
No último dia 3 de maio, aconteceu a 24ª missa campal  na divisa do Parque do Sagüi em Manhumirim-MG e o município de Manhuaçú-MG, a Missa é uma tradição dos moradores dos córregos Boa Vista e Bemposta  de Manhuaçú e atrai um grande número participantes, este ano de 2011 participaram 170 pessoas, é comum a presença de vários idosos e crianças que apesar da dificuldade do acesso estão sempre presentes. 


A cerimônia acontece no cume de uma montanha a uma altitude de 1440 metros onde a paisagem permite admirar toda a grandeza da criação divina, já a chegada ao local é feita por uma trilha bastante íngreme com o gral de dificuldade alto, fato que não impede a presença daqueles que mantém a tradição. A missa deste ano como de costume foi celebrada pelo Padre Otaviano que celebrou a primeira missa no local a 24 anos atrás, com 72 anos de idade compareceu ao local para mais uma celebração.          
                                                            
                                        
 A energia positiva notória torna o momento propício para a reflexão, este senhor em perfeita harmonia com a natureza e seus pensamentos nem esta foto apesar de muito expressiva, pode sugerir.  Muitos idosos que deram início a tradição se orgulham de cumprir a subida mais um ano e sempre confirmam a presença para o ano seguinte. A presença dessas pessoas deixa com vergonha qualquer um que acha que a subida é muito cansativa.   
                                               
  
Membros da Força Verde e da  administração do Parque participam desde 1999 quando foi criado. Anualmente funcionários do Parque limpam a trilha para facilitar o acesso do visitante que vem do lado de Manhumirim. Sempre no final da missa o Padre dá a palavra ao Diretor do Parque que aproveita a ocasião para estreitar relações com os moradores do entorno, agradece-los pelo ano anterior sem queimadas ou demais prejuízos e ressalta a importância do apoio que o Parque tem tido por parte dos vizinhos para a sua preservação.

Ong Força Verde toma posse no Conselho Consultivo do Parque Nacional do Caparaó. 
No dia 24 de fevereiro de 2011, o Parque Nacional do Caparaó deu posse ao seu Conselho Consultivo, no momento da criação deste Conselho alguns anos atrás foram convocados os municípios de Minas Gerais e Espírito Santo que fazem divisas com o Parque Nacional do Caparaó, Manhumirim, por não possuir divisas com o Parque Nacional ficou de fora da lista de convocados. A Ong Força Verde estava presente e reivindicou a inclusão de Manhumirim no Conselho alegando sua posição estratégica na vertente ocidental do Parque Nacional, a localização de bancos, Hospital e a rodovia MG 111 e MG 108 que passam por Manhumirim e praticamente contorna o Parque no lado mineiro. A solicitação foi aceita e Manhumirim passou a ter o direito de disputar A eleição para ocupar uma cadeira no Conselho, A Ong Força Verde disputou a vaga com outras Ongs ambientalistas e foi eleita para o primeiro mandato, posteriormente para o segundo e na foto abaixo, Ralph Silveira Diretor executivo da Força verde recebe da mão da Chefe do Parque Nacional Tais Rodrigues o certificado de posse do terceiro mandato consecutivo.


 A Força Verde vem ocupando esta cadeira e contribuindo efetivamente para a gestão e preservação do Parque Nacional. No Conselho as entidades representadas têm a oportunidade de opinar sobre questões pertinentes á gestão do Parque, sobre possíveis instalações a serem implantadas e sobre ações a serem desenvolvidas no entorno Parque. O Governo Federal por meio da Lei nº 9985/2000 determina que toda Unidade de Conservação da Natureza possua um Conselho Consultivo, esta é uma forma efetiva de viabilizar uma gestão participativa do patrimônio público natural.