abertura

abertura

Histórico da ONG




      ONG FORÇA VERDE
GRUPO AMBIENTALISTA DE MANHUMIRIM-MG.


     Em 1997, um grupo de amigos ambientalistas de Manhumirim, preocupados com as depredações ocorridas na então conhecida como Mata da Prefeitura,  adquirida em 1934, resolveram criar uma Ong Ambientalista reconhecida oficialmente para tentar sensibilizar o Executivo Municipal para criar naquele local uma UC (Unidade de Conservação da Natureza), ou seja, um Parque Natural Municipal.
      No dia 26 de outubro de 1998, foi criada a Ong Força Verde, grupo ambientalista de Manhumirim-MG, com o principal objetivo de proteger os fragmentos de florestas remanescentes do município como também os recursos hídricos e a fauna destes locais. Logo depois de sua criação, a Força Verde recebeu o título de Utilidade Pública concedido pela Câmara de Vereadores do Município. Posteriormente a mesma elaborou o “Projeto Nosso Parque” que visava a criação de um Parque na Mata da Prefeitura. O projeto, ao ser apresentado ao Executivo Municipal, foi imediatamente apoiado e a Força Verde, firmou convênio de parceria com a Prefeitura Municipal para fazer os levantamentos sócio-econômico-ambiental para a criação e o reconhecimento oficial do Parque. A  partir do momento que a Força Verde se fez presente na área, cessaram todas atividades depredatórias que ocorreram desde a década de 30 até o final da década de 90.
         Os trabalhos se desenvolveram até o mês de maio de 1999 e no dia 5 de junho de1999, foi criado oficialmente, por meio do Decreto Municipal Nº 1.545/99 O Parque Ecológico Municipal Sagüi da Serra. A Força Verde tendo realizado todo processo de criação e demonstrado capacidade para administrar o mesmo, foi convidada a administrar o Parque em parceria com a Prefeitura na forma de convênio de parceria. A partir daí, a Força Verde,  por meio do fundamental serviço voluntário desempenhado por seus membros, passou a fazer o estudo de viabilidade, implantou e sinalizou as trilhas e no dia 25 julho de 2000 foi aberto á visitação pública.
     A parceria entre a Força Verde e Prefeitura Municipal continua, é comprovadamente um sucesso, obtem resultados efetivos e incontestáveis na gestão e preservação da Unidade de Conservação do Município, levando Manhumirim a se destacar mais uma vez no cenário ecológico regional e Estadual.   
Hoje a Força verde é reconhecida por seus trabalhos  em toda região extremo leste de MG/ES. traz na bagagem, a mobilização, a criação e gestão de uma das maiores Unidades de Conservação Municipais do Estado, Participou da criação da APA Municipal, também teve participação direta na criação do Circuito Turístico Pico da Bandeira, na criação do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Caparaó, onde ocupa uma cadeira já em seu terceiro mandato consecutivo, participou diretamente da criação do CODEMA Conselho Municipal de Meio Ambiente,  desempenha ao longo de 12 anos um trabalho significativo de educação ambiental recebendo aproximadamente 400 alunos por ano para palestras no Parque do Sagüi, contribuindo diretamente na formação e educação destes jovens.
    Durante a realização dos levantamentos para a criação e oficialização do Parque do Sagui voluntários da Ong Força Verde fizeram um reconhecimento de toda área e no decorrer destes trabalhos de campo foram encontradas várias barracas de caçadores que frequentavam o local antes da criação da Unidade de Conservação,  as barracas foram desmontadas e seus donos identificados, a partir daí, a Ong passou a desempenhar um dos seus trabalhos mais complexos, foi preciso adquirir um reconhecimento público como autoridade na área do Parque  e  seus arredores, para posteriormente procurar os caçadores e informa-los que a partir daquele momento a área tinha se transformado em uma Unidade de Conservação regida por uma Lei Federal, que a Ong não tinha nenhum interesse em  denuncia-los, muito pelo contrário estavamos ali dando lhes a oportunidade de se adequar a nova  realidade,  foram visitados amigavelmente e orientados que a partir daquele momento não seria mas tolerado qualquer ação nociva ao Parque e que qualquer dano a ele poderá ser interpretado como agravante pelo Ministério Público.  Este trabalho obteve um resultado efetivo e hoje com certeza não existem práticas depredatórias ocorrendo dentro do Parque. A parceria dos moradores do entorno na proteção do patrimônio público natural tornou-se fundamental para a preservação do ecossistema. Estes resultados foram alcançados devido à capacidade da Ong por meio de seus integrantes em sensibilizar os contraventores para a necessidade de preservar o local, com isto as duas práticas depredatórias mais comuns na área como a caça e o corte de Palmitos cessaram. 


Desde 1999, a Força Verde luta pela preservação dos fragmentos de florestas existentes no município e pelo desenvolvimento sustentável na zona rural, em prol da melhoria na qualidade de vida da população.

A Força Verde é a maior parceira da população na defesa de seus patrimônios naturais”